# Distinguir a obra do autor

URL canônica: https://www.escritosefragmentos.com/post/distinguir-a-obra-do-autor
Publicado: 2026-09-04T20:35:00.000Z
Atualizado: 2026-09-27T03:04:08.000Z
Autor(es): Luis Ricardo Teiga Ramalho
Categorias: Filosofia > Arte
Tags: separar obra do autor, distinguir obra do autor, obra e autor, ética e estética, filosofia da arte, crítica literária, autoria, intenção autoral, morte do autor, função-autor, hermenêutica, moralismo, imoralismo, eticismo, autonomismo, consumo cultural, cancelamento, boicote cultural, integridade moral, moral grandstanding, ad hominem, tu quoque, George Orwell, Charles-Augustin Sainte-Beuve, Marcel Proust, Jean-Paul Sartre, Simone de Beauvoir, W. K. Wimsatt, Monroe Beardsley, Roland Barthes, Quentin Skinner, Michel Foucault, Hans-Georg Gadamer, Noël Carroll, Berys Gaut, Erich Hatala Matthes, Alfred Archer, Benjamin Matheson, Justin Tosi, Brandon Warmke, Claire Dederer, Caravaggio, Salvador Dalí, H. P. Lovecraft, Louis-Ferdinand Céline, Richard Wagner, Pablo Picasso, Dora Maar, Woody Allen, Neil Gaiman, J. K. Rowling, Ye, arte e moralidade, ética do consumo, responsabilidade do artista, biografia e interpretação, valor estético, crítica cultural, autoria e recepção, linguagem, filosofia, consumo, ideologia, estética

Separar a obra do autor parece uma ideia simples, até a gente tentar fazer isso de verdade. A questão está menos em separar e mais em distinguir o que pertence à obra, ao autor e também a quem julga os dois.

## Resumo factual
Separar a obra do autor parece uma ideia simples, até a gente tentar fazer isso de verdade. A questão está menos em separar e mais em distinguir o que pertence à obra, ao autor e também a quem julga os dois.

## Pontos principais
A biografia do autor pode alterar a interpretação de uma obra sem alterar retroativamente suas propriedades formais ou sua importância histórica.

Proust, Wimsatt, Beardsley e Barthes ajudam a limitar a ideia de que a vida ou a intenção do autor determinem sozinhas o significado da obra.

Quentin Skinner mostra que contexto e intenção continuam relevantes quando são necessários para compreender o que um texto estava fazendo em seu próprio momento histórico.

O racismo de H. P. Lovecraft aparece não apenas em sua biografia, mas também em mecanismos narrativos de parte de sua ficção, especialmente ligados a ancestralidade, miscigenação e degeneração.

No debate da filosofia da arte, Carroll, Gaut e os imoralistas discordam sobre se um defeito moral pode prejudicar, pesar contra ou até contribuir para o valor estético de uma obra.

Comprar, estudar, preservar, promover e homenagear uma obra ou seu autor são ações diferentes e podem produzir consequências econômicas, institucionais e simbólicas distintas.

Nos casos de Woody Allen e Neil Gaiman, é necessário distinguir acusações, decisões processuais e fatos juridicamente estabelecidos, porque uma decisão de foro ou a ausência de condenação não resolve por si só a verdade das acusações.

## Texto
Imagine uma pintura sem assinatura que, durante décadas, permanece numa coleção, é examinada por especialistas e acaba reconhecida como uma obra excepcional. Discute-se sua composição, a maneira como luz e sombra organizam os corpos, o tratamento da matéria, a técnica empregada e as relações que mantém com outras pinturas do mesmo período. Muito tempo depois, aparece um documento capaz de identificar quem a pintou. Junto com o nome, chega uma biografia nada confortável: aquele homem matou uma pessoa, envolveu-se repetidamente em episódios violentos e passou parte da vida fugindo das autoridades.A pergunta que surge parece simples, embora não seja: depois de saber disso, a pintura piorou?Caravaggio aproxima esse experimento imaginário de um caso real. Em 1606, depois de um confronto em Roma que terminou com a morte de Ranuccio Tomassoni, ele fugiu da cidade e passou os anos seguintes entre Nápoles, Malta e Sicília. A National Gallery registra tanto o homicídio quanto a fuga e mostra que, nesse período tardio, sua pintura assumiu um tratamento mais solto, uma paleta mais sombria e uma intensidade dramática ainda maior. A instituição também destaca a influência duradoura das obras produzidas em Nápoles sobre outros pintores.Conhecer essa história certamente modifica alguma coisa quando olhamos para cenas de martírio, decapitação e morte pintadas por Caravaggio. Fica difícil impedir que a violência da biografia comece a conversar com a violência das imagens. O documento que revela um homicídio, porém, não reorganiza retrospectivamente a composição de uma tela, assim como o claro-escuro não se torna tecnicamente inferior no momento em que descobrimos que seu autor era violento. Uma pintura que influenciou gerações de artistas continua tendo exercido essa influência depois que conhecemos melhor a vida do pintor.Alguma coisa mudou, disso me parece difícil escapar. O primeiro trabalho é tentar dizer o quê. A tela continua materialmente a mesma, enquanto nosso conhecimento já não é o mesmo; consequentemente, nossa experiência diante dela também mudou.Essa diferença aparentemente simples está no centro de uma das discussões culturais mais confusas do presente, condensada quase sempre na pergunta sobre ser ou não possível “separar a obra do autor”. A formulação parece descrever uma única operação, mas reúne perguntas de naturezas bastante diferentes: a biografia ajuda a interpretar um romance? O caráter moral de um pintor altera o valor de seus quadros? Determinada obra incorpora preconceitos de quem a criou? Comprar um livro significa financiar uma pessoa cuja atuação repudiamos? Uma instituição deveria continuar homenageando certo artista? Existe alguma obrigação moral de abandonar uma obra que ainda amamos?As perguntas se relacionam, mas a resposta dada a uma delas não migra automaticamente para as outras. Alguém pode considerar um livro extraordinário e decidir não comprar sua próxima edição; uma universidade pode retirar o nome de um escritor de um prêmio sem deixar de ensinar seus livros; um espectador pode descobrir algo sobre determinado diretor e nunca mais conseguir assistir aos seus filmes, enquanto outra pessoa, conhecendo exatamente os mesmos fatos, continua capaz de fazê-lo. Uma obra pode conter racismo independentemente do que saibamos sobre a vida de seu autor. Em outro caso, uma violência praticada pelo criador pode ter pouca relação demonstrável com aquilo que encontramos na obra.Por isso, “separar” sempre me pareceu um verbo meio impreciso para essa discussão. Ele sugere duas coisas independentes que teriam sido misturadas e poderiam ser colocadas novamente em recipientes diferentes. “Distinguir” me parece mais útil. Duas dimensões podem estar profundamente relacionadas e ainda exigir perguntas próprias. Distinguir permite investigar influência, contaminação e conflito sem presumir de antemão a forma que essa relação assume.Pode parecer uma troca pequena de vocabulário, mas ela muda bastante o problema. Parte da nossa resistência a essas distinções nasce de uma expectativa moral muito antiga: gostaríamos que sensibilidade artística, inteligência e caráter formassem uma espécie de conjunto coerente. Esperamos que alguém capaz de descrever profundamente a dor dos outros também seja sensível à dor que causa, que uma pessoa que pensa com sofisticação sobre liberdade trate com especial cuidado a liberdade das pessoas próximas e que um músico capaz de produzir beleza carregue consigo alguma beleza moral correspondente.A história da cultura oferece pouca sustentação para essa esperança. Pessoas capazes de enxergar aspectos profundos da experiência humana também podem ser mesquinhas, manipuladoras, preconceituosas ou violentas. Alguém pode perceber na criação aquilo que jamais consegue praticar na própria vida. Se ainda quisermos conservar a palavra “genialidade”, seria melhor conceder a ela uma jurisdição muito menor do que o culto ao gênio normalmente concede.Quando descobrimos algo repulsivo sobre alguém que admirávamos, também aparece a vontade de revisar sua obra para baixo: pensando bem, aquele pintor nunca foi tão bom, aquele escritor sempre foi superestimado, aquele filme não era tudo isso. Às vezes a releitura é legítima, porque uma informação nova torna visível alguma coisa que antes não percebíamos. Em outras ocasiões, estamos tentando restaurar uma coerência confortável segundo a qual uma pessoa moralmente ruim deveria produzir, por obrigação, uma arte igualmente ruim.George Orwell percebeu essa armadilha com muita clareza quando escreveu sobre Salvador Dalí em 1944. Ele recusou duas saídas convenientes: imaginar que uma pessoa moralmente degradada seria incapaz de produzir grande arte ou tratar a grandeza artística como uma espécie de salvo-conduto moral. Uma obra extraordinária não paga parte da dívida moral de quem a produziu. Nossa repulsa pelo artista, sozinha, também não fornece uma análise das qualidades ou defeitos da obra.Podemos sustentar avaliações diferentes sem fazer delas uma contabilidade em que uma precisa compensar a outra. Essa possibilidade aparece, por outro caminho, na história da crítica literária. Charles-Augustin Sainte-Beuve ficou associado a uma crítica fortemente biográfica, segundo a qual compreender um escritor exigiria examinar sua vida, seu temperamento, seu círculo social, suas crenças e seus hábitos. Marcel Proust reagiu a esse método. Não julgava a vida irrelevante; recusava a ideia de que a personalidade social de um escritor pudesse funcionar como chave suficiente para explicar aquilo que ele criava.A intuição de Proust continua bastante útil. A pessoa que encontramos numa sala de jantar não coincide perfeitamente com aquela que aparece quando escreve. Não precisamos imaginar dois “eus” misteriosos para aceitar isso. A criação mobiliza memória, linguagem, tradição, revisão, imaginação e contradições que a personalidade cotidiana não consegue esgotar. Um escritor pode criar uma personagem muito mais generosa do que ele próprio jamais conseguiu ser, formular uma percepção que não consegue aplicar à própria vida ou escrever uma obra que ultrapassa suas opiniões conscientes.Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir tornam essa questão especialmente aguda porque os dois escreveram longamente sobre liberdade, responsabilidade, má-fé, alteridade, reciprocidade e nossas relações com os outros, enquanto sua própria vida afetiva, organizada em torno do conhecido pacto entre “amores essenciais” e “amores contingentes”, seria posteriormente submetida a críticas éticas, inclusive pelas assimetrias presentes em algumas dessas relações.A biografia não refuta uma filosofia simplesmente porque expõe a incoerência de quem a formulou. Um médico que fuma continua podendo descrever corretamente os efeitos do cigarro; a incoerência diz alguma coisa sobre ele, não muda a fisiologia. Sartre e Beauvoir, entretanto, deixam uma pergunta mais interessante. Se uma filosofia pretende compreender liberdade, responsabilidade e reciprocidade, ela possui recursos para analisar relações concretas marcadas por diferenças de idade, prestígio, dependência ou poder? Nesse caso, a vida pode funcionar como um caso difícil para o próprio argumento.“Sua teoria consegue explicar adequadamente sua própria incoerência?” é uma pergunta filosoficamente bem mais perigosa, pra não dizer ardilosa, do que simplesmente chamar seu autor de hipócrita.Esse embate entre vida, intenção e obra ganhou outra forma no século XX, quando W. K. Wimsatt e Monroe Beardsley formularam, em 1946, a chamada “falácia intencional”, atacando a ideia de que aquilo que o autor pretendia pudesse servir como critério definitivo para interpretar uma obra ou avaliar seu sucesso. O exemplo é fácil de entender sem recorrer a muito jargão: se um cineasta afirma numa entrevista que determinada personagem deveria parecer generosa, mas o filme a apresenta de maneira incoerente, cruel e incapaz de provocar no público a reação pretendida, a entrevista não conserta aquilo que está na tela. A intenção informa o que o criador desejava realizar. O resultado responde pelo que efetivamente realizou.Roland Barthes radicalizou esse afastamento do autor em “A morte do autor”, ensaio presente em “O rumor da língua”, um dos meus livros preferidos, diga-se de passagem. O slogan acabou ficando mais famoso do que a tese. Barthes não estava simplesmente dizendo que o autor é irrelevante; seu alvo era principalmente a tendência de encerrar uma interpretação perguntando aquilo que o escritor “realmente quis dizer”, como se descobrir essa intenção pudesse fechar todos os sentidos possíveis de uma obra.Uma obra trabalha com uma linguagem que existia antes do indivíduo, utiliza formas herdadas, carrega referências culturais e produz sentidos que escapam ao controle de uma consciência particular. O leitor participa desse processo. Um romance que significou para determinada comunidade uma experiência de pertencimento não precisa devolver esse significado porque, anos depois, o autor aparece dizendo que aquela interpretação estava errada. A criação continua tendo uma origem, mas desenvolve uma história que ultrapassa essa origem.Levar Barthes longe demais, contudo, cria outro problema. Quentin Skinner contesta versões mais radicais do abandono da intenção ao argumentar que, em certos textos, compreender o que alguém estava fazendo ao escrever é indispensável para distinguir interpretações historicamente plausíveis de outras que não se sustentam. Sem contexto, uma sátira pode acabar tratada como profissão literal de fé. Convenções evidentes para os contemporâneos do autor desaparecem e o leitor recebe tanta liberdade que praticamente qualquer interpretação passa a valer.Barthes e Skinner realmente entram em conflito. Não acho que exista uma conciliação perfeita esperando no meio. Se dermos ao leitor liberdade absoluta, perdemos limites históricos importantes; se entregarmos tudo de volta à intenção, restauramos o autor como proprietário final do sentido. O peso de cada elemento muda conforme a obra e a pergunta feita. Uma canção instrumental, um manifesto político, um romance autobiográfico, um poema hermético e uma sátira não exigem necessariamente a mesma presença do criador durante a interpretação.Michel Foucault deslocou a questão novamente em “O que é um autor?”, texto no qual formula a ideia de “função-autor”. O conceito parece abstrato à primeira vista, mas descreve uma coisa bastante concreta: o nome de um autor não funciona apenas como identificação civil. Também reúne textos, cria expectativas, estabelece relações de propriedade, organiza discursos e participa de sistemas de autoridade e responsabilidade. O autor pode perder sua soberania sobre o significado sem desaparecer como figura social.A indústria cultural tornou isso ainda mais visível. “J. K. Rowling” não é apenas o nome colocado na capa de sete romances. Esse nome organiza livros, filmes, produtos licenciados, jogos, parques, contratos e disputas públicas. “Neil Gaiman” também reúne romances, quadrinhos, adaptações, entrevistas e uma identidade autoral reconhecível. Durante muito tempo, a indústria aprendeu a vender a pessoa junto com aquilo que ela produz. História, imagem, entrevistas, opiniões e traços de personalidade do criador aumentam o valor comercial da obra.Surge então uma conveniência difícil de ignorar quando, depois de anos explorando comercialmente essa associação, uma controvérsia aparece e se exige do público uma separação imediata que o próprio mercado trabalhou para desfazer. Tem também uma diferença elementar que Barthes evidentemente não pretendia resolver: um autor pode estar “morto” como autoridade final sobre o significado e muito vivo para receber dinheiro. Aplicar a “morte do autor” diretamente a uma discussão sobre royalties desloca uma teoria de interpretação para uma questão econômica. O autor morreu no seminário e reapareceu no contrato.Até aqui ainda conseguimos manter alguma sensação de ordem. Caravaggio praticou violência, mas determinadas qualidades de suas pinturas podem ser analisadas sem derivá-las diretamente dela; Beauvoir pode ser pressionada pela própria biografia sem que sua filosofia seja simplesmente descartada; Barthes retira do autor o monopólio do significado, enquanto Skinner lembra que intenção e contexto continuam impondo limites. A situação complica quando aquilo que condenamos no criador participa da própria obra.H. P. Lovecraft é um caso evidente. Seu racismo não aparece apenas como uma informação desagradável encontrada em cartas privadas. A Brown University, que possui uma coleção importante de seus documentos, organizou uma exposição sobre os “imaginários raciais” de Lovecraft e sobre a relação entre suas concepções raciais e a própria ficção. Medos ligados à diversidade, miscigenação, imigração e ancestralidade aparecem em contos como “The Horror at Red Hook”, “Arthur Jermyn” e “The Shadow over Innsmouth”.Em “The Horror at Red Hook”, a diversidade urbana e a mistura cultural participam da construção de um ambiente ameaçador. Em “Arthur Jermyn” e “The Shadow over Innsmouth”, a descoberta de uma ancestralidade percebida como degradante entra no próprio motor do horror. A exposição da Brown utiliza a expressão “horror genotípico” para descrever esse mecanismo ligado ao medo de herança e contaminação. Nesse caso, esquecer o homem para ler apenas os contos significa abrir mão de material que ajuda a entender os próprios contos.A dificuldade cresce quando perguntamos se uma fonte moralmente deformada pode ter contribuído para a potência estética que admiramos. Se o medo da mistura e da degeneração ajudou Lovecraft a imaginar determinadas formas de contaminação, ancestralidade secreta e ameaça, talvez não exista um “Lovecraft puro” escondido debaixo do preconceito, esperando para ser recuperado depois que retirarmos a parte ruim. O racismo teria participado da oficina.A filosofia contemporânea da arte discute justamente situações em que moralidade e valor estético deixam de correr em linhas paralelas. Uma posição autonomista procura preservar certa independência entre avaliação moral e artística. Noël Carroll, defensor do chamado “moralismo moderado”, considera essa independência incompleta porque algumas obras dependem de respostas morais do público para funcionar: querem que sintamos simpatia, horror, compaixão, desprezo ou riso.Uma comédia oferece um exemplo simples. Se a graça de determinada cena depende de acharmos divertida a humilhação de alguém, mas o tratamento é tão grosseiro que o público sente apenas repulsa, ocorreu também um fracasso cômico. A obra precisava do riso e não conseguiu produzi-lo. Carroll limita a própria tese e não afirma que todas as obras sejam objetos adequados desse tipo de avaliação.Berys Gaut vai mais longe com o eticismo, defendendo que atitudes moralmente condenáveis manifestadas por uma obra podem contar contra seu mérito estético, enquanto atitudes moralmente admiráveis podem contar a favor. Ele descreve essa relação como “pro tanto”: um fator pesa numa determinada direção sem decidir sozinho o resultado final. Uma obra pode possuir um defeito ético relevante e continuar sendo uma grande obra. O próprio Gaut utiliza Wagner como exemplo de arte importante que, em sua interpretação, carrega defeitos antissemitas.O imoralismo complica a relação novamente ao considerar que, em determinadas circunstâncias, aquilo que julgamos moralmente defeituoso pode contribuir para a força artística. Uma obra pode nos fascinar porque nos aproxima de uma perspectiva que rejeitamos, nos faz experimentar cumplicidade com personagens terríveis ou constrói sua energia com um material moral que preferiríamos remover.Lovecraft deixa esse conflito particularmente desconfortável. Se sua imaginação racial colaborou para construir parte da intensidade de seu horror, o preconceito pode receber um julgamento moral negativo enquanto desempenha uma função positiva na potência artística. Isso não faz do racismo uma virtude; impede apenas que nossos mapas moral e estético coincidam com a facilidade que gostaríamos.Uma origem condenável pode produzir resultados formalmente poderosos. A arte seria bem mais fácil de julgar se beleza e bondade viessem sempre acompanhadas uma da outra.Louis-Ferdinand Céline aprofunda o problema por outro caminho. Foi um escritor formalmente inovador e publicou também panfletos violentamente antissemitas. A “Routledge Encyclopedia of Modernism” registra tanto sua influência sobre a prosa moderna, associada ao uso de gíria, insultos, ritmo e uma voz narrativa muito particular, quanto a notoriedade de seus textos antissemitas e de suas ligações com o ambiente colaboracionista.Aqui nem sequer conseguimos manter a oposição confortável entre vida privada e produção pública, porque o mesmo nome assina “Viagem ao fim da noite” e os panfletos. Ainda assim, romance e panfleto não se tornam objetos equivalentes apenas porque possuem a mesma assinatura. Podemos investigar continuidades de linguagem, visão de mundo e violência verbal sem decidir antes da leitura que todo romance de Céline seja apenas propaganda disfarçada. Distinguir essas dimensões não limpa Céline. Permite analisá-lo.Richard Wagner acrescenta outra camada. Seu antissemitismo está documentado em textos próprios e é anterior ao nazismo. Décadas depois de sua morte, sua música seria intensamente valorizada dentro do universo cultural nazista. A cronologia importa: Wagner morreu em 1883, de modo que chamá-lo simplesmente de “compositor nazista” falsifica a história. Apagar seu próprio antissemitismo e atribuir toda a associação posterior exclusivamente a Hitler falsifica outra parte dela.A história da recepção também passa a fazer parte do objeto cultural. Podemos ouvir Wagner sabendo quem ele era, o que escreveu e aquilo que posteriormente foi feito com sua música. O peso dessas informações varia conforme a peça, a situação e a experiência de escuta.Orwell recusava tanto a arte como absolvição quanto a condenação moral convertida automaticamente em crítica estética. Lovecraft, Céline e Wagner mostram por que essa distinção continua necessária e, ao mesmo tempo, por que ela pode ser difícil: em alguns casos, o defeito moral não permanece do lado de fora da obra. Pablo Picasso apresenta outra configuração. Aqui me interessa menos perguntar se determinada conduta produziu formalmente uma pintura e mais observar como a biografia muda aquilo que conseguimos enxergar.Durante muito tempo, Dora Maar foi lembrada pelo grande público principalmente como amante, modelo ou “musa” de Picasso. O MoMA recupera uma figura muito mais ampla: fotógrafa surrealista, artista com produção própria, politicamente ativa e responsável pela documentação fotográfica da realização de “Guernica”. Durante décadas, sua obra permaneceu obscurecida pela relação com Picasso.Quando recuperamos essa história, Dora deixa de aparecer apenas como matéria-prima para uma narrativa de genialidade masculina e volta a existir como agente da própria trajetória. Não precisamos ler cada pintura de Picasso como um prontuário de sua vida amorosa para reconhecer isso. O ganho está em enxergar mais de uma história dentro do mesmo objeto, inclusive aquelas que a velha narrativa do “gênio e sua musa” comprimiu numa relação hierárquica.Hans-Georg Gadamer oferece um vocabulário interessante para pensar essa mudança. Dentro da tradição hermenêutica, ele argumenta que ninguém interpreta um texto, uma pintura ou qualquer outro objeto cultural a partir de um ponto completamente neutro. Chegamos até ele carregando um “horizonte” formado por conhecimentos, experiências, pressupostos e expectativas que também possuem história. Esse horizonte pode mudar durante o processo de compreensão. Naquilo que Gadamer chama de “fusão de horizontes”, o encontro com algo inicialmente estranho altera o próprio contexto a partir do qual interpretamos.Conhecer Dora Maar não fornece uma senha secreta capaz de revelar a interpretação correta de Picasso. Muda o horizonte do observador. Depois que Maar recupera nome, obra e história, fica mais difícil vê-la apenas como uma figura genérica destinada a existir dentro da biografia de outro artista. A biografia também pode dominar demais a leitura. Interpretar toda mulher representada por Picasso exclusivamente a partir da vida amorosa do pintor reduziria novamente o objeto, porque história da arte, composição, política, técnica e tradição continuam presentes. Contextualizar amplia as relações que conseguimos sustentar. Uma explicação total volta a estreitar o campo.Essa exigência de proporção se torna ainda mais séria quando saímos de fatos históricos relativamente estabelecidos e entramos no terreno das acusações disputadas. Nesse momento, precisamos perguntar o que sabemos, quais evidências sustentam o que estamos afirmando e com que grau de certeza temos direito de falar. “Disciplina epistemológica” parece uma expressão acadêmica demais para algo tão básico, mas é disso que se trata.Woody Allen oferece um caso em que esse cuidado importa. Dylan Farrow o acusa de abuso sexual na infância, enquanto Allen nega a acusação. Em 1993, uma equipe de especialistas vinculada a Yale-New Haven concluiu que o abuso não havia ocorrido. Naquele mesmo ano, o promotor de Connecticut Frank Maco afirmou possuir causa provável para acreditar que um crime havia sido cometido, mas decidiu não apresentar acusação criminal, alegando que desejava evitar para Dylan o trauma de um julgamento. Não ocorreu um processo criminal que terminasse em condenação.É perfeitamente possível conhecer esse histórico e formar uma convicção pessoal muito forte. A formulação factual continua precisando conservar o estatuto dos fatos. Dizer que Allen não foi condenado não demonstra que nada ocorreu; apresentar a acusação como uma condenação também atribui ao caso uma conclusão jurídica que nunca existiu. Esse cuidado não representa frieza diante de uma acusação de abuso. A precisão com que descrevemos um caso também faz parte da responsabilidade.A controvérsia pode alterar profundamente a experiência de assistir a “Manhattan”, filme no qual um homem de meia-idade se relaciona com uma adolescente. Quem conhece a história de Allen pode encontrar aquela trama de maneira muito diferente de quem não conhece. Ninguém consegue apagar voluntariamente da própria cabeça aquilo que passou a saber. A coincidência temática, por si só, é insuficiente para tratar a ficção como confissão, mas o espectador já não chega ao filme com o mesmo horizonte.Neil Gaiman, que, por sinal, é responsável por escrever “Sandman”, um dos meus quadrinhos preferidos, exige uma cautela parecida. Por ser um caso contemporâneo, as datas e o conteúdo efetivo das decisões importam ainda mais. Scarlett Pavlovich apresentou nos Estados Unidos uma ação civil contra Gaiman com alegações de agressões sexuais e outros ilícitos.O processo federal em Wisconsin foi rejeitado sob a doutrina de “forum non conveniens”, que permite a um tribunal concluir que outro foro é mais adequado para examinar determinada disputa. Em 29 de junho de 2026, o Tribunal de Apelações do Sétimo Circuito manteve a decisão. O tribunal considerou que a Nova Zelândia oferecia um foro adequado e possuía uma conexão mais forte com os fatos, concluindo que o juízo de primeira instância não havia abusado de sua discricionariedade ao rejeitar a ação sem prejuízo. A corte não decidiu se as alegações de Pavlovich eram verdadeiras nem se ela havia formulado adequadamente suas pretensões materiais. A decisão tratou do foro em que a disputa deveria ser examinada.Esse exemplo torna visível uma diferença que costuma desaparecer nas discussões públicas. “A ação foi rejeitada” descreve uma decisão processual. “Ele foi inocentado das acusações” descreve uma decisão sobre o mérito. Não são frases intercambiáveis. O erro inverso também existe: a apresentação de uma ação civil não demonstra, por si só, que os fatos alegados ocorreram.J. K. Rowling exige o mesmo cuidado com as palavras, embora a natureza da controvérsia seja completamente diferente. Nesse caso não estamos falando de acusações criminais, mas de posições políticas e sociais assumidas publicamente pela própria autora. Em seu site oficial, Rowling afirma que homens e mulheres são definidos pelo sexo biológico e sustenta que definições baseadas exclusivamente em autoidentificação podem enfraquecer determinadas proteções concedidas às mulheres com base no sexo. Também manifesta preocupação com jovens que buscam transição médica e enquadra sua atuação pública como defesa dos direitos das mulheres e da possibilidade de discutir essas questões.Seus críticos descrevem essas posições de maneira bastante diferente. Organizações como a GLAAD classificam várias de suas declarações como anti-trans e contestam afirmações feitas por Rowling sobre pessoas trans e cuidados de saúde. A divergência faz parte do próprio conflito. Reduzir tudo a “opiniões sobre gênero” esconderia aspectos importantes da controvérsia; aplicar apenas um rótulo condenatório sem explicar aquilo que ela efetivamente afirma também dispensaria a descrição justamente onde ela é necessária.Quando chegamos a “Harry Potter”, a pergunta muda outra vez. Uma pessoa pode considerar os livros excelentes ou afetivamente fundamentais e rejeitar profundamente as posições políticas de Rowling. Pode conservar exemplares que já possui e decidir não comprar novos produtos da franquia. Outra pessoa, conhecendo exatamente as mesmas posições, pode não considerar que adquirir um livro constitua apoio político relevante. Avaliação literária e ética da transação se relacionam, mas respondem a critérios diferentes.Autores vivos introduzem uma dimensão que Caravaggio já não apresenta da mesma maneira. Comprar um produto novo pode gerar dinheiro, audiência, prestígio e capacidade de atuação para alguém que continua presente na esfera pública. A intensidade dessa consequência varia de caso para caso e depende da cadeia comercial, mas ela existe.Ye, anteriormente conhecido como Kanye West, deixa essa dimensão bastante visível. Em outubro de 2022, depois de comentários e ações que a Adidas classificou como antissemitas, odiosos e perigosos, a empresa encerrou imediatamente sua parceria com ele, interrompeu a produção da linha Yeezy e anunciou o fim dos pagamentos a Ye e suas empresas. Uma pessoa pode continuar considerando um de seus álbuns extraordinário e apoiar a decisão de não comprar determinado produto ligado a ele. As duas avaliações não precisam produzir a mesma resposta porque não estão avaliando a mesma coisa.Erich Hatala Matthes trata diretamente desse território em “Drawing the Line: What to Do with the Work of Immoral Artists from Museums to the Movies”. Sua discussão sobre cumplicidade, solidariedade e consumo rejeita a ideia de que escolhas privadas precisem obedecer a uma lista rígida de obras permitidas e proibidas. Matthes reconhece uma margem moral considerável no consumo privado e chama atenção para o fato de que formas públicas de consumo podem adquirir significados sociais que não dependem inteiramente da intenção de cada indivíduo.“Consumir”, portanto, é amplo demais para resolver a discussão sozinho. Ler um exemplar antigo que já está em casa, emprestar um livro numa biblioteca, comprá-lo usado, adquirir uma edição nova, promover publicamente determinada obra ou conceder uma homenagem a seu criador envolvem dinheiro, visibilidade e participação social de maneiras diferentes.Matthes também desloca parte da atenção do consumidor para as instituições. Museus, editoras, estúdios e universidades organizam poder, prestígio e circulação cultural. Se toda a discussão for reduzida à pergunta “eu devo assistir a esse filme?”, estruturas que durante anos protegeram artistas poderosos, silenciaram denúncias ou usaram reputação como escudo permanecem quase fora da conversa. O consumo individual é parte de uma ética cultural mais ampla, não sua totalidade.Alfred Archer e Benjamin Matheson tratam especificamente da homenagem e argumentam que homenagear alguém envolve apresentá-lo como uma pessoa adequada à admiração, podendo, dependendo das circunstâncias, comunicar tolerância diante de uma conduta, produzir credibilidade indevida ou contribuir para o silenciamento de vítimas. Daí surge uma distinção institucional bastante útil: reconhecer uma realização não obriga a tratar seu criador como exemplo.Uma universidade pode ensinar Céline sem desejar um prêmio batizado com seu nome. Um museu pode preservar Picasso e mudar a maneira como apresenta Dora Maar. Uma orquestra pode executar Wagner sem transformar aquela apresentação numa celebração moral de Wagner. Arquivo, estudo, exposição, financiamento e homenagem cumprem funções diferentes.A palavra “cancelamento” costuma apagar essas diferenças. Uma pessoa que deixa de comprar um livro realiza uma escolha de consumo; uma editora que encerra um contrato toma uma decisão empresarial; uma instituição que retira uma homenagem faz uma escolha simbólica; o Estado que proíbe legalmente a circulação de uma obra exerce outro tipo de poder. Colocar tudo sob o mesmo nome facilita condenar ou defender em bloco práticas que não possuem as mesmas consequências.Até aqui quase todo o julgamento esteve concentrado nos artistas. Falta observar outro personagem da discussão: a pessoa que aponta o dedo para o consumidor.Pensa bem na diferença entre dizer “não quero mais assistir” e dizer “você não deveria assistir”. A primeira frase descreve uma decisão pessoal. A segunda reivindica uma razão que pretende obrigar outra pessoa. Esse salto pode ser justificável; um boicote organizado depende justamente de reunir decisões individuais numa ação coletiva. A obrigação dirigida aos demais, porém, pede um argumento que uma escolha privada não precisa apresentar.É comum ouvir afirmações mais fortes: “quem ainda escuta esse músico está apoiando aquilo”, “se você continua lendo esse escritor depois do que sabemos, está escolhendo o lado dele”, “não existe desculpa para consumir essa obra”. Algumas dessas frases nascem de preocupações concretas com financiamento, prestígio, normalização ou vítimas. Outras começam a funcionar também como policiamento moral do gosto.A reação é previsível: olhar para a estante, a playlist e a filmografia de quem faz a acusação. A pessoa que condena o consumo de um artista contemporâneo pode continuar lendo Lovecraft, ouvindo Wagner, admirando Picasso ou acompanhando outros criadores com biografias igualmente difíceis. Surge então a acusação de hipocrisia.Um crítico hipócrita ainda pode formular uma crítica verdadeira. Se alguém que fuma diz que cigarros fazem mal, encontrar um maço em seu bolso não modifica a medicina. Em lógica informal, responder a uma afirmação exclusivamente com “você também faz” recebe o nome de “tu quoque”. A incoerência do interlocutor não refuta aquilo que ele afirmou.Ela pesa, entretanto, sobre a integridade de quem pretende impor o mesmo princípio aos outros. Integridade, aqui, não significa pureza moral ou ausência completa de contradições. Seria absurdo exigir que alguém investigasse a biografia de cada escritor, músico, diretor, ator e empresa antes de consumir qualquer coisa. A vida moral não pode pressupor onisciência.Integridade exige uma relação minimamente defensável entre os princípios que proclamamos, aquilo que cobramos das outras pessoas e as exceções que fazemos quando esses princípios alcançam nossos próprios afetos. Se alguém anuncia que é moralmente errado consumir qualquer obra criada por uma pessoa racista, mas continua lendo Lovecraft por prazer, precisará explicar por que a regra admite aquela exceção. O racismo de Lovecraft permanece exatamente onde estava. O que ficou sob pressão foi a regra universal anunciada pelo leitor.Essa pressão pode melhorar o princípio. A pessoa talvez descubra que sua preocupação real é financiar um autor vivo, ou que diferencia estudo histórico de celebração, condenação de acusação, compra nova de livro já adquirido, preconceito presente na obra de uma conduta sem relação demonstrável com ela. Refinar um princípio pode ser sinal de que ele ficou mais preciso. A conveniência aparece quando essas distinções só surgem depois que a regra alcança algo de que gostamos e nunca seriam concedidas a alguém situado do outro lado.Um teste de reversibilidade me parece mais útil do que exigir comportamentos idênticos diante de casos diferentes. Uma regra moral não precisa produzir a mesma decisão sobre Caravaggio, Lovecraft, Rowling e Gaiman. Precisa explicar por que as diferenças entre esses casos alteram a decisão.Justin Tosi e Brandon Warmke oferecem outra ferramenta para pensar parte dessa dinâmica: o chamado “moral grandstanding”, que pode ser traduzido aproximadamente como exibicionismo ou ostentação moral. Eles o definem como o uso do discurso moral significativamente motivado pelo desejo de que outras pessoas nos enxerguem como moralmente respeitáveis. A própria moralidade pode se tornar uma forma de autopromoção.O conceito ajuda a pensar situações em que a falha de um artista se torna palco para demonstrar credenciais. Deixar de consumir não basta; torna-se importante anunciar publicamente o abandono, demonstrar indignação e exigir manifestações semelhantes dos demais. Tosi e Warmke associam o fenômeno a formas de competição por status dentro do discurso moral, sem restringi-lo a uma posição política.O conceito perde utilidade se virar uma arma para desqualificar qualquer indignação pública. Não temos acesso transparente às motivações das outras pessoas. Alguém pode estar sinceramente preocupado com vítimas e considerar importante manifestar essa preocupação em público porque acredita que o silêncio favoreceria quem possui mais poder. Boicotes, campanhas e denúncias coletivas podem cumprir funções reais mesmo num ambiente em que prestígio moral também esteja em disputa.Motivações humanas raramente vêm puras. Uma pessoa pode se preocupar sinceramente com uma vítima e gostar da aprovação que recebe ao defender determinada causa; pode agir por convicção e por pertencimento ao grupo. Inclusive, essa segunda dimensão me parece um assunto que mereceria outro texto, pensando, por exemplo, certa repetição ou serialização de comportamentos, mas não é exatamente o que quero discutir aqui. Para este problema, basta reconhecer que integridade não exige uma fantasia de desinteresse absoluto.Quem diz “não compro porque não quero financiar esse artista” apresenta um critério relativamente claro. “Nenhuma pessoa decente consome obras de gente assim” assume uma carga argumentativa muito maior, porque precisa explicar o que significa “gente assim”, quais formas de consumo entram na regra, como ela funciona para artistas mortos e que peso atribui a tipos diferentes de conduta e evidência. Quanto mais extensa a acusação, maior a responsabilidade de definir seu alcance.O escrutínio também precisa alcançar quem responde simplesmente “arte é arte”. Se o racismo de Lovecraft participa de determinados contos, ignorá-lo em nome de uma autonomia estética absoluta empobrece a leitura. Se alguém afirma combater determinada atuação pública e considera irrelevante qualquer consequência econômica do próprio consumo justamente quando gosta muito da obra, essa tensão também merece ser reconhecida. “Separar obra e autor” pode servir como maneira de encerrar a reflexão antes que ela comece.Claire Dederer acrescenta uma dimensão que teorias muito abstratas costumam tratar mal. Em “Monsters: A Fan’s Dilemma”, seu interesse recai sobre o fã que já amava uma obra antes de descobrir aquilo que agora sabe. A pergunta muda de escala. Já não estamos tratando apenas do valor estético de um objeto ou da decisão racional de financiá-lo. Memória, prazer, vergonha, lealdade, repulsa e a sensação estranha de que alguma coisa íntima foi atingida por um fato ocorrido fora da obra entram no problema.Uma música pode pertencer à adolescência de alguém. Um romance pode estar ligado a uma amizade, a uma perda ou ao primeiro momento em que aquela pessoa se sentiu compreendida por algo que leu. Descobrir posteriormente alguma coisa sobre o criador pode destruir essa relação, modificá-la profundamente ou deixá-la estranhamente intacta. Nenhum desses resultados obedece completamente à vontade.Se “Harry Potter” ocupou uma parte importante da infância de alguém, uma controvérsia posterior envolvendo Rowling não consegue viajar no tempo e eliminar aquela experiência. Pode modificar o presente, mudar a relação da pessoa com a franquia ou levá-la a abandoná-la. Aquilo que aconteceu aos doze anos continua fazendo parte de sua história.Essa autonomia parcial da experiência do leitor é uma consequência importante do afastamento do autor como proprietário final do significado. Depois que começa a circular, a obra é usada por pessoas que seu criador nunca conhecerá, entra em relações que ele não previu, produz significados que poderia rejeitar e ajuda a formar comunidades sobre as quais ele não possui controle final.Tem uma inversão estranha aí. Se a queda moral do criador precisar necessariamente arrastar toda a obra consigo, devolvemos ao autor um poder gigantesco. O significado volta a pertencer a ele, nossa experiência volta a pertencer a ele e o valor da obra se torna extensão de sua pessoa. Quando ele cai, leva junto aquilo que milhares de outras pessoas fizeram com o que criou.A autonomia da obra pode limitar esse poder. Outros escritores conseguem apropriar-se de Lovecraft contra Lovecraft, reconstruindo o horror cósmico a partir de perspectivas que ele provavelmente repudiaria. Leitores encontram em “Harry Potter” sentidos políticos que Rowling não controla. Uma pintura de Picasso pode continuar no museu enquanto Dora Maar deixa de existir apenas como personagem da biografia de Picasso.Obras coletivas tornam esse limite ainda mais evidente. Filmes, séries, discos e jogos dependem do trabalho de muitas pessoas. O hábito de dizer “um filme de Woody Allen” ou “uma adaptação de Neil Gaiman” concentra simbolicamente uma produção enorme num único nome. A função-autor descrita por Foucault ajuda a entender por que, quando esse nome entra em crise, dezenas ou centenas de outras contribuições parecem moralmente absorvidas pela figura mais famosa do projeto.Um boicote pode aceitar esse custo. Só precisa reconhecê-lo. Escolhas morais frequentemente produzem efeitos laterais que não desaparecem pelo fato de considerarmos desejável o objetivo principal.A questão da homenagem merece atenção especial porque, durante muito tempo, a figura do “gênio” ajudou a tratar condutas condenáveis como peculiaridades toleráveis. Um artista não era cruel, mas “difícil”; um diretor não abusava de poder, era apenas “exigente”; um músico não destruía as pessoas ao redor, estava “atormentado”. O talento criava uma atmosfera de exceção na qual outras pessoas precisavam suportar comportamentos que, em qualquer outro contexto, consideraríamos inaceitáveis.Distinguir obra e autor pode servir justamente para romper essa proteção. Se Picasso continua sendo um pintor fundamental mesmo quando reconhecemos aspectos bastante desagradáveis de sua vida, não precisamos defender seu caráter para preservar seus quadros. Se Céline continua relevante para a história literária, podemos encarar seus panfletos sem suavizá-los. Se Lovecraft continua importante para a história do horror, seu racismo pode entrar integralmente na análise.A formulação moralmente mais dura é admitir duas coisas ao mesmo tempo: alguém conseguiu produzir algo extraordinário e ainda assim não tinha o direito de fazer aquilo que fez. Não precisamos diminuir a obra antes de responsabilizar a pessoa. Se uma vítima só puder ser levada inteiramente a sério depois que demonstrarmos que o acusado também era um artista medíocre, o talento continua funcionando como atenuante.A obra é uma testemunha muito ruim do caráter de quem a criou. Um romance sensível não demonstra que seu autor seja igualmente sensível na vida, assim como prestígio artístico não deveria pesar na avaliação de uma conduta que precisa ser examinada por evidências próprias. Distinguir obra e autor protege o julgamento moral contra a autoridade adicional que a fama cultural costuma conceder.A mesma distinção protege a análise da obra contra atalhos. Quando afirmamos que determinada obra reproduz racismo, precisamos mostrar como esse racismo funciona nela. A biografia pode orientar a investigação, como acontece em Lovecraft, mas ainda precisamos voltar ao texto. Quando dizemos que um defeito moral prejudica artisticamente uma narrativa, precisamos explicar o mecanismo pelo qual isso ocorre, como Carroll tenta fazer. A gravidade moral da pessoa não realiza essa análise em nosso lugar.A desigualdade de informação impõe outro limite a qualquer projeto de pureza cultural. Algumas figuras históricas deixaram milhares de cartas, diários, processos e testemunhos. Sobre outras sabemos quase nada porque arquivos foram destruídos, instituições protegeram reputações, vítimas foram silenciadas ou documentos simplesmente desapareceram. Se a legitimidade estética dependesse da pureza conhecida de quem criou uma obra, a ignorância documental acabaria funcionando como vantagem.Um artista sobre quem quase nada sabemos pareceria moralmente mais seguro do que outro cuja correspondência inteira foi preservada. Isso demonstraria apenas que sabemos menos sobre ele.A conhecida defesa de que alguém “era uma pessoa de seu tempo” também pede precisão. Contexto histórico é indispensável, mas determinadas ideias amplamente difundidas encontravam opositores no próprio período. Compreender historicamente significa investigar quais normas existiam, quais alternativas estavam disponíveis, que debates já aconteciam e como determinada pessoa se posicionou dentro deles. O passado não é idêntico ao presente nem um bloco moralmente uniforme.Por isso, “problemático” me parece uma palavra cada vez menos útil quando aplicada indiscriminadamente. Ela consegue colocar no mesmo saco um crime, uma opinião política, racismo explícito, abuso de poder, antipatia pessoal, uma acusação ainda não julgada e uma obra que incorpora preconceito. Quando tudo recebe o mesmo adjetivo, perdemos a capacidade de explicar a gravidade específica de cada coisa.Precisão não é suavização. Uma acusação continua sendo acusação enquanto permanecer nesse estatuto. Uma opinião ofensiva não se torna crime só porque a consideramos grave. Um artista morto não recebe royalties, embora sua obra continue podendo carregar conteúdos moralmente relevantes. Dizer exatamente o que aconteceu permite julgar melhor do que usar a mesma linguagem máxima para situações diferentes.O gosto também não funciona muito bem como currículo moral. Ler determinado escritor não equivale automaticamente a aderir às crenças dele, ouvir Wagner não transforma alguém em antissemita, ler Lovecraft não transmite racismo por contágio moral e admirar Picasso não significa aprovar sua vida amorosa.O consumo continua tendo significado: obras podem normalizar visões, símbolos públicos podem adquirir sentidos políticos, dinheiro pode financiar atuação e homenagens podem comunicar exemplaridade. O significado dessas ações precisa ser demonstrado no caso concreto, não presumido apenas pela proximidade com o nome do artista.O critério que sobra depois de todas essas distinções é mais modesto do que uma teoria universal de separação: cada conclusão deveria permanecer dentro do alcance da evidência que a produziu. Uma conduta comprovada permite julgar a conduta. Uma característica moral presente na obra permite criticá-la ali. Se essa característica interfere no funcionamento estético, precisamos mostrar como. Uma consequência econômica pode sustentar um boicote sem exigir que a obra seja declarada artisticamente inferior. Uma instituição pode reconsiderar uma homenagem e preservar o objeto de estudo. Uma acusação séria pode modificar a experiência do público e continuar sendo uma acusação enquanto não houver fundamento suficiente para chamá-la de outra coisa.Nesse percurso, a integridade do leitor me interessa mais do que sua pureza. Ninguém precisa manter uma biblioteca composta exclusivamente por autores irrepreensíveis, projeto praticamente impossível e provavelmente intelectualmente estéril. A exigência é menor e, justamente por isso, mais difícil: saber por que condenamos, por que permanecemos, por que abandonamos e em que momento consideramos ter razões suficientes para exigir de outra pessoa a mesma decisão.Um autor vivo e um morto estabelecem relações econômicas diferentes com o consumo. Uma condenação e uma acusação possuem estatutos diferentes. Estudar uma obra não equivale a homenagear seu criador. Um preconceito que participa da estrutura de um conto coloca um problema diferente de uma conduta privada sem relação demonstrável com aquilo que foi criado. Não precisamos chegar à mesma decisão em todos esses casos.O teste começa quando as diferenças deixam de funcionar como critérios e passam a servir apenas como exceções convenientes para aquilo de que não queremos abrir mão. Se as distinções que concedemos a nós mesmos deixam de parecer defensáveis no momento em que o caso se inverte, podemos ter descoberto alguma coisa importante, não necessariamente sobre a qualidade da obra e nem sequer sobre a verdade da crítica que formulamos, mas sobre o limite do princípio que estávamos tão dispostos a impor aos outros.

## Referências
ADIDAS AG. Adidas terminates partnership with Ye immediately. Herzogenaurach, 25 out. 2022. Disponível em: &lt;https://www.adidas-group.com/en/media/press-releases/adidas-terminates-partnership-with-ye-immediately&gt;. Acesso em: 28 ago. 2026.ARCHER, Alfred; MATHESON, Benjamin. When artists fall: honoring and admiring the immoral. Journal of the American Philosophical Association, Cambridge, v. 5, n. 2, p. 246–265, 2019. DOI: 10.1017/apa.2019.9.ASSOCIATED PRESS. Woody Allen won’t be prosecuted for child abuse, avoiding traumatic trial. Los Angeles Times, Los Angeles, 26 set. 1993. Disponível em: &lt;https://www.latimes.com/archives/la-xpm-1993-09-26-mn-39139-story.html&gt;. Acesso em: 31 ago. 2026.BARTHES, Roland. A morte do autor. In: BARTHES, Roland. O rumor da língua. Tradução de Mário Laranjeira. 3. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012. p. 57–64.BEAUVOIR, Simone de. A força da idade. Tradução de Sérgio Milliet. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.BEAUVOIR, Simone de. Por uma moral da ambiguidade seguido de Pirro e Cineias. Tradução de Marcelo Jacques de Moraes. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2025.BROWN UNIVERSITY LIBRARY. “A Blind Horror Beyond All Rational Proportion”: the racial imaginaries of H. P. Lovecraft. Curadoria de Alberto Alcaraz Escarcega. Providence, 2020. Disponível em: &lt;https://library.brown.edu/create/lovecraftracialimaginaries/&gt;. Acesso em: 27 ago. 2026.BROWN UNIVERSITY LIBRARY. Genotypic horror in “Arthur Jermyn” and “The Shadow over Innsmouth”. In: BROWN UNIVERSITY LIBRARY. “A Blind Horror Beyond All Rational Proportion”: the racial imaginaries of H. P. Lovecraft. Providence, 2020. Disponível em: &lt;https://library.brown.edu/create/lovecraftracialimaginaries/genotypic-horror/&gt;. Acesso em: 27 ago. 2026.CARROLL, Noël. Moderate moralism. The British Journal of Aesthetics, Oxford, v. 36, n. 3, p. 223–238, jul. 1996. DOI: 10.1093/bjaesthetics/36.3.223.DEDERER, Claire. Monstros: o dilema do fã. Tradução de Joca Reiners Terron. Rio de Janeiro: Amarcord, 2025.FOUCAULT, Michel. O que é um autor? In: MOTTA, Manoel Barros da (org.). Estética: literatura e pintura, música e cinema. Tradução de Inês Autran Dourado Barbosa. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009. p. 264–298. (Ditos e escritos, III).FRYE, Mitch. The refinement of the “crude allegory”: eugenic themes and genotypic horror in the weird fiction of H. P. Lovecraft. Journal of the Fantastic in the Arts, v. 17, n. 3, p. 237–254, 2006.GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método I: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Tradução de Flávio Paulo Meurer. 15. ed. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2015.GAUT, Berys. The ethical criticism of art. In: LEVINSON, Jerrold (ed.). Aesthetics and ethics: essays at the intersection. Cambridge: Cambridge University Press, 1998. p. 182–203. DOI: 10.1017/CBO9780511663888.007.GLAAD. J. K. Rowling. GLAAD Accountability Project. [S. l.], 2025. Disponível em: &lt;https://glaad.org/gap/jk-rowling/&gt;. Acesso em: 3 set. 2026.GOLDMAN, John J. Allen says he’s exonerated by abuse report. Los Angeles Times, Los Angeles, 19 mar. 1993. Disponível em: &lt;https://www.latimes.com/archives/la-xpm-1993-03-19-mn-12837-story.html&gt;. Acesso em: 31 ago. 2026.KIERAN, Matthew. Art, morality and ethics: on the (im)moral character of art works and inter-relations to artistic value. Philosophy Compass, v. 1, n. 2, p. 129–143, 2006. DOI: 10.1111/j.1747-9991.2006.00019.x.MATTHES, Erich Hatala. Drawing the line: what to do with the work of immoral artists from museums to the movies. New York: Oxford University Press, 2022. DOI: 10.1093/oso/9780197537572.001.0001.MUSEUM OF MODERN ART. Dora Maar. New York: MoMA, [s. d.]. Disponível em: &lt;https://www.moma.org/collection/artists/3656&gt;. Acesso em: 29 ago. 2026.NATIONAL GALLERY. Beyond Caravaggio: exhibition in focus: painting in Naples. London: The National Gallery, [s. d.]. Disponível em: &lt;https://www.nationalgallery.org.uk/stories/beyond-caravaggio-exhibition-in-focus?viewPage=5&gt;. Acesso em: 28 ago. 2026.NEUSHWANDER, Jessica. Céline, Louis-Ferdinand (1894–1964). In: Routledge Encyclopedia of Modernism. [S. l.]: Taylor &amp; Francis, 2017. DOI: 10.4324/9781135000356-REM1461-1. Disponível em: &lt;https://www.rem.routledge.com/articles/celine-louis-ferdinand-1894-1964&gt;. Acesso em: 30 ago. 2026.ORWELL, George. Benefit of clergy: some notes on Salvador Dalí. 1944. In: THE ORWELL FOUNDATION. Essays and other works. London: The Orwell Foundation, [s. d.]. Disponível em: &lt;https://www.orwellfoundation.com/&gt;. Acesso em: 29 ago. 2026.PROUST, Marcel. Contra Sainte-Beuve. Tradução de Luciana Persice Nogueira. Belo Horizonte: Âyiné, 2017.ROWLING, J. K. What has J. K. Rowling said regarding gender and women’s rights? In: ROWLING, J. K. FAQs. [S. l.], [s. d.]. Disponível em: &lt;https://www.jkrowling.com/faqs/&gt;. Acesso em: 3 set. 2026.SARTRE, Jean-Paul. O ser e o nada: ensaio de ontologia fenomenológica. Tradução de Paulo Perdigão. 24. ed. Petrópolis: Vozes, 2015.SKINNER, Quentin. Significado e interpretação na História das Ideias. Tradução de Marcus Vinícius Barbosa. Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 9, n. 20, p. 358–399, jan./abr. 2017. DOI: 10.5965/2175180309202017358.TOSI, Justin; WARMKE, Brandon. Virtuosismo moral: grandstanding: as ideias por trás dos cancelamentos, boicotes e difamações nas redes sociais. Tradução de Fábio Alberti. Barueri: Faro Editorial, 2021.UNITED STATES HOLOCAUST MEMORIAL MUSEUM. A cultura no Terceiro Reich: disseminação da visão de mundo nazista. Enciclopédia do Holocausto. Washington, DC, 30 maio 2025. Disponível em: &lt;https://encyclopedia.ushmm.org/content/pt-br/article/culture-in-the-third-reich-disseminating-the-nazi-worldview&gt;. Acesso em: 1 set. 2026.UNITED STATES HOLOCAUST MEMORIAL MUSEUM. James Loeffler. Voices on Antisemitism. Washington, DC, [s. d.]. Disponível em: &lt;https://www.ushmm.org/antisemitism/podcast/voices-on-antisemitism/james-loeffler&gt;. Acesso em: 1 set. 2026.UNITED STATES. Court of Appeals for the Seventh Circuit. Pavlovich v. Gaiman, n. 25-2754. Chicago, 29 jun. 2026.WIMSATT, W. K.; BEARDSLEY, Monroe C. A falácia intencional. Tradução de Luiza Lobo. In: LIMA, Luiz Costa (org.). Teoria da literatura em suas fontes. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002. v. 2, p. 639–656.